Investigação e desenvolvimento na FERTIPRADO - Garantia de competitividade

A FERTIPRADO é uma empresa dedicada ao mercado das sementes de pastagens e forragens. Foi fundada há 23 anos e tem a sua sede em Vaiamonte, Alentejo. É líder de mercado em Portugal, actuando também em Espanha, Itália e Uruguai.

O seu crescimento assenta num forte compromisso com a qualidade, Investigação e Desenvolvimento de um amplo banco genético de distintas espécies e variedades de plantas, com vista ao melhoramento contínuo dos seus produtos e conhecimentos.

A aposta na Investigação e Desenvolvimento, focada na procura de novos materiais genéticos, na sua experimentação em estreme e em misturas para avaliação e selecção de plantas que se destaquem pelo vigor, persistência e adaptação a nichos ecológicos específicos, tem por objectivo encontrar melhores soluções para as necessidades do agricultor.

Este trabalho é enriquecido pela estreita colaboração com diversas instituições e empresas nacionais e internacionais dedicadas ao sector forrageiro, tais como o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, o Instituto Nacional de Semillas Uruguai e os Institut Nacional de la Recherche Agronomique de França e de Marrocos, mercados onde pretende reforçar a sua presença.

Sendo o nosso país muito rico em genética vegetal, existem muitas variedades desenvolvidas e registadas noutros países cuja proveniência é Portugal. Isto é assim, pelas condições de solo e clima muito diversas e pela biodiversidade vegetal, de onde podemos tirar novas linhas, apurá-las, cruzá-las e seleccioná-las, de forma a obter novas variedades. Todas estas fases representam muitos anos de empenho, dedicação e persistência.

Actualmente, os principais trabalhos desenvolvidos neste sector são:

-Avaliação sistemática e registo dos comportamentos de variedades comerciais e de novas linhas de germoplasma;

-Estudos de resistência à secura;

-Selecção de linhas com bom potencial produtivo;

-Pequenas multiplicações para distinção, homogeneidade e estabilidade de linhas que posteriormente são propostas a catálogo;

- Ensaios de novas formulações de misturas;

-Micropropagação de espécies;

-Controlo de qualidade dos produtos comerciais.  

 

Projectos em Curso

A Fertiprado participa actualmente num projecto inovador, de parceria público-privada com o INIAV, a fim de proceder à avaliação e selecção de diversas linhas de plantas - “acessos”, provenientes de colecções próprias e do INIAV (INIAV/Elvas e Banco Português de Germoplasma Vegetal - BPGV).

O projecto, iniciado em 2010 e com uma duração de quatro anos e meio, tem por objecto avaliar cerca de 2000 linhas diferentes, observando o seu comportamento e permitindo seleccionar as que mais se destaquem para que possam vir a ser registadas no Catálogo Nacional de Variedades. Posteriormente poderão ser colocadas no mercado, integrar e enriquecer a composição das misturas Fertiprado. Permitirá também a renovação das sementes, de linhas do BPGV, contribuindo assim para a preservação do património genético nacional público.

Este trabalho poderá proporcionar à empresa um conjunto de novas e interessantes variedades de diferentes espécies, permitindo aumentar a biodiversidade orientada das culturas pratenses, forrageiras e de protecção do solo e consolidar a actuação nos mercados internos e de exportação. 

Em 2010, a Fertiprado foi convidada a participar num projecto Internacional “Animal Change” com duração de quatro anos cujo promotor é o INRA de França ligado às acções de mitigação e adaptação das previsíveis alterações climáticas. Este projecto tem como principais objectivos a avaliação de pastagens biodiversas ricas em leguminosas durante vários anos, medindo também o sequestro de carbono que estas proporcionam, e encontrar novas variedades que sejam adaptadas a estas alterações sejam elas seca ou encharcamento.

No âmbito de um protocolo estabelecido com o INRA/CIRAD/SUPAGRO, desenvolve também ensaios de comportamento das suas misturas no Sul de França, constatando a sua qualidade nesse importante mercado europeu.

O trabalho de selecção e obtenção de novas variedades pretende também dotar a Fertiprado Uruguai de novas espécies que exibam qualidade naquela região de climas temperados e subtropicais da América do Sul.

Para culminar todo este trabalho, aposta ainda em novas técnicas de produção de sementes pratenses e forrageiras, alargando a multiplicação a novas espécies e variedades, quer em Portugal quer noutros países.

*Artigo publicado na revista Voz do Campo em Setembro de 2013

 

Comentários (0)

Comente este artigo

Cotações