Pastagens, Forragens e Rentabilidade

A rentabilidade das explorações agro-pecuárias depende fortemente dos custos da alimentação animal. O cenário actual caracterizado pelo elevado preço dos alimentos concentrados, causado pelo aumento do custo das matérias-primas e pela escassez e elevado preço da palha e feno - em consequência da seca deste inverno - obriga-nos a repensar os nossos sistemas de produção.

Notas Técnicas Ver mais

O papel das Leguminosas Pratenses na gestão sustentável dos olivais de sequeiro

A olivicultura, actividade familiar e milenar, é parte da nossa paisagem e da nossa cultura. A qualidade associada aos produtos do olival – azeitona e azeite – depende fortemente do conveniente tratamento do olival. Dadas as condições de mercado actuais, torna-se urgente desenvolver sistemas produtivos que combinem a eficiência económica, a preservação dos recursos naturais e a biodiversidade.

Notas Técnicas Ver mais

Técnicas fundamentais para o sucesso das pastagens e forragens

Os ruminantes desenvolveram durante milhões de anos um sistema digestivo capaz de aproveitar todo o potencial nutritivo da erva. Na bacia mediterrânea existem óptimas condições para a produção de pastagens e forragens de enorme qualidade, ricas em proteína, energia e com elevada digestibilidade.

Notas Técnicas Ver mais

Pastagens e Forragens de Qualidade na Alimentação dos Equinos

Nos últimos anos, generalizou-se a ideia de que a alimentação animal em pastagens e forragens é indicada para ruminantes -sobretudo em regime extensivo-, e que os concentrados são a base alimentar dos equinos por estes serem monogástricos e que, como tal, não têm a mesma capacidade para aproveitar todo o potencial nutritivo da erva. Não obstante, apesar de serem monogástricos os equinos continuam a ser herbívoros, e ao contrário do que se possa pensar, o seu sistema digestivo está preparado para tirar o máximo proveito da erva.

Notas Técnicas Ver mais