Trifolium isthmocarpum: um trevo de excelência

A FERTIPRADO foi a primeira empresa a nível mundial a inscrever uma variedade de Trifolium isthmocarpum – a c.v. Glamour – num catálogo oficial. Agora está “já a trabalhar em novas linhas no sentido de alargar a gama de ciclos (duração) e melhorar a produtividade”. 

O Trifolium isthmocarpum, um trevo anual de ressementeira natural, “é uma espécie extraordinariamente produtiva e com uma óptima qualidade alimentar, pois tem elevado nível de proteína e uma boa digestibilidade. É uma planta de eleição para prados e forragens”, afirma o responsável de marketing da FERTIPRADO.   

José Freire salienta que esta espécie “tem um porte prostrado, pelo que pode ainda ser utilizada em revestimentos e a quantidade de azoto que fixa torna-o muito útil em misturas para adubação verde”. A diretora da empresa para a área de I&D adianta que devido à abundância e dureza das sementes, o Trifolium isthmocarpum “revela excelente aptidão para ser usado em revestimentos e pastagens de carácter permanente”.   

Ana Barradas defende que “a sua excelente adaptação a solos alcalinos, argilosos ou limosos, encharcados ou com certo grau de salinidade (onde havia poucas soluções), aliadas à sua grande capacidade para produzir sementes duras, conferem-lhe características, que tornam esta espécie de grande utilidade para a agricultura nacional”. 

A responsável de I&D da FERTIPRADO diz ainda que este trevo tem “excelente capacidade para revestir bem o solo e produzir um pasto denso de elevada qualidade”. Na altura da floração as suas flores exalam um perfume acentuado “que as torna muito atrativas para as abelhas, com resultados positivos na produção de semente”.   

Esta espécie encontra-se na sua forma selvagem nos pastos da Lezíria do Tejo e Sado e de outros vales, zonas húmidas, por vezes encharcadas ou salgadas. E também se pode encontrar em várias zonas húmidas até 900 m de altitude no SO da Península Ibérica, sul de Itália, Córsega, Sicília e Turquia.    

Comentários (0)

Comente este artigo

Cotações