Projeto MaisSolo vence Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

O MaisSolo, em que a FERTIPRADO participa, foi o vencedor desta edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação promovido pelo Crédito Agrícola, na categoria de projetos em consórcio.

O projeto pretende encontrar soluções de sustentabilidade para a agricultura através do uso de culturas de cobertura, previamente inoculadas com microrganismos que combatem os elementos patogénicos da cultura principal. Desta forma consegue-se diminuir a luta química através do aumento da biodiversidade do solo.

Esta cultura prévia tem ainda a vantagem de aumentar o teor de matéria orgânica do solo e, sendo rica em leguminosas, consegue fixar ainda uma grande quantidade de azoto atmosférico, podendo ser considerada um verdadeiro ‘adubo verde’.

As vantagens agronómicas, ambientais e, sobretudo económicas são óbvias, pelo que José Freire, diretor de marketing da FERTIPRADO diz estar “convicto que este tipo de culturas irá crescer rapidamente nos próximos anos”.

Este é um projeto conjunto, que envolve a FERTIPRADO, a Escola Superior Agrária de Santarém, a Sociedade Agrícola S. João de Brito, a Sociedade Agrícola da Herdade das Malhadinhas e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), que lidera o projeto.


Link para vídeo MaisSolo:
https://youtu.be/eO8hRP4L6Kk 

 

 

Comentários (0)

Comente este artigo

Cotações