“Os prados de regadio vão-nos permitir aumentar o efectivo”

A Fundação Eugénio de Almeida tem um efectivo de 70 vacas puras Charolesas e pretende aumentá-lo. Para isso, conta com a longa colaboração que tem com a FERTIPRADO. “Temos tido resultados muito interessantes de aumento da produção de carne por hectare, com os mais recentes prados de regadio, que em termos de resultados, rivalizam mesmo com culturas como o milho”, garante Luís Rosado.

O administrador-delegado da FEA conta que “a base dos bovinos que criamos é da Raça Alentejana, mas há muito que a Fundação tem um núcleo de Raça Charolesa de 70 vacas puras e pretende aumentá-lo para 100, porque tem tido uma procura cada vez maior de reprodutores machos”.

Luís Rosado explica que a Fundação utiliza o seu efectivo Charolês para venda de reprodutores machos, que utiliza também no cruzamento com vacas Alentejanas (que cria igualmente em linha pura), e também para carne.

“Os Charoleses de linha pura são animais de elite, por isso lhes queremos proporcionar as melhores condições de produção, sempre o mais possível com base em pastagens”, adianta o responsável.

Assim, a FEA introduziu ao longo dos anos pastagens de sequeiro “com bastante sucesso, sempre com misturas orientadas pela FERTIPRADO. E mais recentemente, aproveitando o regadio de Alqueva, também introduziu pastagens de regadio, com resultados muito interessantes ao nível da produção de bovinos”.

Os prados permanentes de regadio da FERTIPRADO são consociações biodiversas de gramíneas e leguminosas perenes, vocacionadas para o pastoreio directo, mas que permitem um corte para forragem na Primavera caso haja necessidade. Com os mais elevados teores de proteína, o valor nutricional destes prados, torna-os o alimento ideal para animais de alta performance: fêmeas em final de gestação, fêmeas aleitantes, animais em cria, recria e até mesmo engorda.

Estes prados suportam com facilidade cargas de três a cinco cabeças normais por hectare. Durante o seu período mais produtivo, a Primavera, conseguem-se ganhos médios diários a rondar os 2 kg/animal/dia em bovinos de carne. No período de produção do prado, de Fevereiro a Novembro (aproximadamente), os ganhos médios diários podem ser de 0,7 a 1,1 kg/animal/dia.

Pastagens verdes todo o ano

Luís Rosado diz-nos que a FEA está neste momento a aumentar o seu efectivo de Charolês, “até agora com base no sequeiro, mas para podermos ter mais animais o efectivo irá pastorear em zona de regadio. Teremos assim pastagens verdes durante todo o ano, de Março a Outubro e depois, durante o Inverno, podemos usar as pastagens de sequeiro, suplementadas quando necessário”.

Estes prados permanentes de sequeiro da FERTIPRADO são misturas biodiversas ricas em leguminosas, constituídas por plantas anuais com capacidade de ressementeira (elevada percentagem de sementes duras). As pastagens permanentes biodiversas de sequeiro, permitem um aumentar a capacidade de carga animal três a cinco vezes quando comparadas as pastagens espontâneas.

Além das pastagens, a Fundação Eugénio de Almeida tem sempre feito também culturas forrageiras – fenos e pastoreio direto. “Também sempre em colaboração com a FERTIPRADO, temos feito tanto SPEEDMIX como AVEX e nesta área também temos tido boas produções”, refere.

A FERTIPRADO possui diversas misturas forrageiras como o SPEEDMIX, o AVEX, o TRITIMIX e o FERTIFENO que permitem suprimir as necessidades de suplementação em períodos de menor disponibilidade de erva nos prados. Com excelentes valores de proteína, energia e digestibilidade, estas forragens permitem diminuir significativamente os custos com a aquisição de alimento concentrado.

 

TRABALHAR EM PARCERTIA COM OS PRODUTORES

O corpo técnico da FERTIPRADO está à disposição dos produtores pecuários para qualquer colaboração no sentido de melhorar os resultados económicos da exploração. Através do aconselhamento técnico na instalação, manutenção e gestão dos prados permanentes; instalação, manutenção aproveitamento e conservação das forragens produzidas a optimização dos sistemas de alimentação dos efectivos com base nas pastagens e forragens traduz-se numa melhoria significativa da rentabilidade da produção pecuária.

Artigo publicado na revista Raça Charolesa - Boletim Informativo 2013/2014

 

Cotações

Update cookies preferences